As mulheres malienses são muito vaidosas, me impressiona a maneira como mantêm a pose num calor de 40 graus. Usam vestidos ou combinações de saia e blusa feitos com tecido colorido, a roupa de festa ganha brilhantes. No cabelo, várias possibilidades de penteados, trançados, perucas e apliques, o tecido que prende o cabelo está sempre de acordo com o tecido da roupa. A maioria usa vários brincos na orelha, as unhas quase sempre estão pintadas, o mais comum é usar um pigmento cor de terra com pequenos traços fazendo um desenho. Os pés também são desenhados com uma tinta mais escura.
Ainda não entendi quem, quando e como as mulheres podem mostrar o corpo. Como a maioria é muçulmana, a saia é sempre longa, a parte de cima é meia-manga e algumas usam o véu. Mas para se refrescar, levantam a blusa e mostram o seio sem o menor receio, várias mulheres andam com os ombros à mostra.
Os homens usam calça e camisa largas, com tecido igualmente colorido, e nos pés é comum usarem uma melissa. inclusive aquelas mais femininas, são usadas pelos homens aqui.
Por outro lado, a minha vaidade aqui se contenta em manter-me limpa e com a roupa mais fresca possível. Quanto menos coisa colando no corpo melhor, já até me acostumei com a pontinha do cabelo molhada de suor raspando no pescoço...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Carol, que baita novidade você na África!! Mulher, fiquei super curiosa para ver essas mulheres vaidosas, elas devem ser lindas. E certamente o jeito de ser mulçumana na África tem lá um bom gingado, hein! Segue pela luz, minha linda. Um beijão com uma baita emoção, tati
Postar um comentário