Peguei uma carona com uma excursão escolar até o Pays Dogon, o caminho foi uma farra de 14 horas com 30 adolescentes. Ninguém era indiferente a mim: metade das meninas disputava a minha presença no quarto e a outra metade queria me ver bem longe. Me alojei em um deles e uma delas me pediu: posso fazer uma coisa que estou com muita vontade? Eu deixei e ela foi direto no meu cabelo, depois dela, várias outras meninas do quarto, já dormindo sentia de vez em quando que mais alguma tinha tomado coragem.
No dia seguinte chegamos em Sanga, a excursão foi embora e eu resolvi ficar. Os Dogon vieram para essa região fugindo da escravidão e, para se proteger, se alojaram nas falésias abaixo de outro grupo, os telman, que construía suas casas em locais de dificílimo acesso. Subi e desci as falésias por 3 dias com o guia, Amadou Dolo. Acordávamos 5h da manhã, caminhávamos até às 11h, ficávamos aguardando o sol baixar até às 15h, depois seguíamos viagem até às 18h. Aí era banho de caneca, prato de arroz com molho de cebola e colchão no telhado das casas vendo as estrelas. Maravilha! Não por acaso, os Dogon ficaram conhecidos pelo seu conhecimento em cosmologia. Eles sabem há anos, por exemplo, que a estrela chamada Sirius é constituída por 3 corpos, e apenas em 1995, os telescópios perceberam esse terceiro corpo. Foi sem dúvida nenhuma o lugar mais interessante e bonito que conheci na viagem. Claro que a bateria da máquina fotográfica acabou no primeiro dia de caminhada e não havia energia para recarregar, de vez em quando eu pedia para o Dolo reduzir a marcha para eu poder tirar uma foto com minha memória. A maior parte das imagens ficaram só na minha cabeça.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

6 comentários:
Que viagem Carol!
Olha uma amiga minha que teve problemas com fotos disse pra você ficar tranquila, que o que vale mesmo são essas fotos da memória.
Beijão e continue aproveitando!
Que animal, Carol! Agora você deve estar a caminho de Bissau. Manda notícias assim que der. Abraços, Cissa.
Oi Carol!!!
Irado, querida!!!
Que experiência!!
Vou seguir vc pelo google maps!
Não ouvi o círculo do Mali ainda, mas quando acalmar eu dou uma olhada e mando meus comentários. Tava pensando em traduzir depois alguma, a gente pode escolher na volta, acho que fica legal.
Beijos e aproveita ai!!
Danilo
Carol, cada coisa maravilhooooosa que vc está passando por aí... Concordo que as melhores fotos são as da memória, mas nós que estamos bem longe ficamos curiosos!!1 Quem sabe um dia meu francês vai ser bom suficiente para eu entender as histórias....
Olá Carol, tudo bem?
A sua viagem está sendo uma verdadeira aventura (para mim).
Tenho tentado acompanhar nas horas vagas (quase nunca) e tem valido a pena.
Em tempo:
A Mari e O Luiz viajaram ontem e já devem ter chego ao destino, digo, paraíso etílico e gastronômico.
Bom, deixa eu ir indo que tenho ir atrás de algumas pendências da festa de 80 anos do Seu Luiz!
Bjs.
Douglas.
Oi Carol:
Isso sim é que é viagem !!!
Estamos acompanhando tudo e estamos felizes por você.
A festinha do Vô Luiz foi um barato e ele ficou muito contente.
Ele ainda não entende que diabos você está fazendo aí.
Beijos
Fernando e Célia
Postar um comentário